
Hoje apresentarei o módulo sensor de luz da GBK Robotics, este sensor utiliza um LDR (Resistor Dependente de Luz – Light Dependet Resistor) para converter a intensidade luminosa do ambiente em variação de resistência.
Este tipo de sensor é muito útil, e é graças a ele que as luzes da iluminação pública acendem ao escurecer. Também podemos utilizá-lo para automação, permitindo que as luzes sejam acessas ao anoitecer, como acontece nas fotocélulas.
Contents
O Sensor LDR
Como mencionado, o LDR é um sensor de luminosidade que fornece em seus terminais a variação da resistência de acordo com a variação da intensidade luminosa. A Figura 1 a seguir apresenta um modelo de LDR típico e sua simbologia.

O LDR varia sua resistência com a luz incidente sobre ele, de modo que, a medida que a intensidade da luz aumenta a sua resistência diminui. Ele é construído a partir de material semicondutor com elevada resistência elétrica. Assim, quando a luz incide sobre o semicondutor, os fótons que incidem sobre o semicondutor libertam elétrons para a banda condutora que irão aumentar a condutividade, e assim provocar a diminuição da resistência.
De modo geral, o LDR apresenta baixa resistência (algumas dezenas de Ohm’s) sob forte luminosidade e alta resistência sob baixa luminosidade (geralmente Mega Ohm’s).
O Módulo Sensor de Luz
Utilizarei o módulo sensor de luz da GBK Robotics que integra o sensor LDR e três LEDs para nosso teste. Assim, podemos criar uma espécie de sensor de intensidade luminosa graduado. A Figura 2 a seguir apresenta o módulo que será utilizado.

O módulo possui terminais que são interessantes destacá-los para nosso conhecimento e melhor aproveitamento de toda estrutura. A Figura 3 a seguir traz o módulo, seus pinos e funções.

A Figura 3 nos revela informações de extrema importância na utilização do módulo, como sua tensão de operação de 5 V.
Os módulos GBK tem uma característica muito interessante que é a da rápida prototipagem, ou seja, os módulos possuem diferentes indicações na placa, são de fácil conexão e uso. E é indicado principalmente para elaboração de protótipos.
Este módulo sensor de luminosidade pode ser adquirido na loja Silvatrônics com aquele custo benefício que adoramos.
Agora que conhecemos melhor o módulo sensor de luminosidade, podemos elaborar um diagrama elétrico para conectar o sensor de luz ao Arduino.
Materiais e Componentes Necessários
A lista de materiais será bastante pequena, uma vez que o módulo GBK engloba todos os componentes necessários para o funcionamento do sensor. Os materiais são:
- Placa Arduino;
- Módulo sensor de luminosidade GBK;
- Cabo USB A/B;
Com os materiais listados acima, podemos prosseguir com a elaboração do esquema elétrico do nosso protótipo.
Esquema de Conexão do Módulo ao Arduino
Com as informações de conexão apresentadas na Figura 3, podemos elaborar o esquema para construção do medidor de intensidade luminosa com Arduino. A Figura 4 apresenta o modo que irei conectar o sensor ao Arduino.

Com o esquema de conexão elaborado, é hora de implementarmos um programa para medir a intensidade luminosa e indicá-la através dos LEDs disponíveis na placa.
Veja também:
O que é Arduino ? Tudo o que você precisa saber
Curso de Arduino – Do zero ao avançado
Programa Elaborado Para Medir a Intensidade Luminosa
O programa a seguir foi elaborado na IDE do Arduino, aparentemente não há muita complexidade, e assim este algoritmo pode ser adaptado as mais diversas aplicações.
// TÍTULO: Programa Para Leitura do Sensor de Luminosidade com LDR // AUTOR: Ângelo Meneguini #define sinal A0 // Pino no qual o sensor LDR está conectado #define led1 2 // Pino do LED 1 #define led2 3 // Pino do LED 2 #define led3 4 // Pino do LED 3 int leitura = 0; // Variável que armazena o valor analogico lido em A0 void setup() { Serial.begin(9600); // Inicia a comunicação serial pinMode(sinal, INPUT); // Configura o pino analogico A0 como entrada pinMode(led1, OUTPUT); // Configura o pino do LED 1 como saída pinMode(led2, OUTPUT); // Configura o pino do LED 2 como saída pinMode(led3, OUTPUT); // Configura o pino do LED 3 como saída digitalWrite(led1, LOW); // Inicia o LED 1 em nível lógico 0 digitalWrite(led2, LOW); // Inicia o LED 2 em nível lógico 0 digitalWrite(led3, LOW); // Inicia o LED 3 em nível lógico 0 } void loop() { leitura = analogRead(sinal); // Lê o valor analogico em A0 do sensor LDR Serial.print("Leitura do LDR:"); // Imprime no Monitor Serial a frase Serial.println(leitura); // Imprime o valor analogico no Monitor Serial if(leitura >= 100 && sinal < 350) // Compara se o valor analogico esta entre 100 e 350 { digitalWrite(led1, HIGH); // Coloca o LED 1 em nível alto digitalWrite(led2, LOW); // Coloca o LED 2 em nível baixo digitalWrite(led3, LOW); // Coloca o LED 3 em nível baixo } if(leitura >= 350 && sinal < 600) // Compara se o valor analogico está entre 350 e 600 { digitalWrite(led1, HIGH); // Coloca o LED 1 em nível alto digitalWrite(led2, HIGH); // Coloca o LED 2 em nível alto digitalWrite(led3, LOW); // Coloca o LED 3 em nível baixo } if(leitura >= 600 && sinal <= 1023) // Compara se o valor analogico está entre 600 e 1023 { digitalWrite(led1, HIGH); // Coloca o LED 1 em nível alto digitalWrite(led2, HIGH); // Coloca o LED 2 em nível alto digitalWrite(led3, HIGH); // Coloca o LED 3 em nível alto } delay(1000); // Espera 1 segundo até a nova leitura }
O programa acima nos permite testar o módulo sensor de luminosidade e ainda configurar o acendimento dos LEDs. Isso pois estamos apresentando o valor analógico lido na Serial Monitor. De modo que possamos ajustar o sensor ao ambiente que queremos aplicá-lo.
O programa acima também pode ser baixado diretamente do meu GitHub.
Funcionamento e Teste do Sensor de Luminosidade
Agora que conhecemos muito bem o módulo GBK sensor de luminosidade, podemos implementar o protótipo e verificar seu funcionamento. A Figura 5 apresenta uma foto da minha montagem.

Para complementar gravei um pequeno vídeo amador apresentando o funcionamento do módulo.
Perceba a simplicidade de implementação, o que possibilita aplicar este sensor à muitos outros projetos, principalmente na automação residencial.
Espero que tenham gostado deste texto e que tenha sido muito útil quanto a utilização do módulo sensor de luminosidade da GBK.
Obrigado pela leitura e até o próximo artigo!