
Neste artigo, trataremos do procedimento utilizado para programar a placa Digispark ATtiny85 utilizando a própria IDE do Arduino. No final deste texto, vamos utilizar o ATtiny85 para acender uma lâmpada com módulo relé.
Contents
Características da Placa Digispark ATtiny85
A principal característica desta placa é o tamanho reduzido, se comparado com os Arduinos comumente encontrados. Além do menor tamanho, ela conta com um número inferior de pinos I/O (entrada e saída), ao todo 6 pinos de I/O.
Basicamente, as principais características dessa placa são:
- Microcontrolador Atmel ATtiny85;
- Alimentação USB de 5 V ou fonte externa;
- 6 pinos I/O;
- Memória flash 8 KB;
- Interfaces I2C e SPI;
- 3 pinos que podem ser PWM;
- A/D em 4 pinos;
- LEDs na placa.
Existe basicamente dois modelos da placa Digispark, com conector micro USB soldado na placa e com conector USB na própria placa. A título de demostração, a Figura 1 apresenta as duas placas Digispark disponíveis.

Particularmente, vou utilizar a segunda placa, com conector USB na própria PCI. As placas são identicamente iguais, diferindo pela conexão USB.
Os pinos de conexão da placa podem ser visualizados na Figura 2.

Basicamente a função de cada pino apresentado na Figura 2 é:
- D5, D4, D3, D2, D1 e D0 – pinos digitais;
- A0, A1, A2 e A3 – pinos analógicos;
- -USB e +USB – interface USB;
- SCK, MISO e MOSI – interface SPI;
- PWM – pinos PWM;
- SCL e SDA – interface I2C;
- AREF – referência analógica.
Além dos pinos acima, na placa é possível observamos os pinos de 5 V, GND e Vin para alimentação externa.
Configurando a Placa Digispark na IDE Arduino
O procedimento que descreverei a seguir, foi apresentado no site Arduino e Cia e será nosso ponto de partida para entendermos e configurar a IDE.
Primeiramente, devemos fazer o download dos drivers USB da placa, que podem ser baixados neste link. Após baixar, descompacte o arquivo e execute na pasta, o arquivo Install Drivers.exe, conforme visto na Figura 3:

Ao término da instalação dos drivers, acesse a IDE, vá em Arquivo >> Preferências. No campo URLs Adicionais de Gerenciadores de Placas, cole o seguinte link:
Clique em Ok, vá na guia Ferramentas >> Placas >> Gerenciador de Placas e procure por Digistump AVR Boards e clique em instalar. Ao fim da instalação feche o gerenciador de placas. Abra o menu Ferramentes >> Placas e note que agora temos as placas Digispark adicionadas para programação, conforme Figura 4.

Para testar se tudo ocorreu corretamente, selecione a placa Digispark (Default – 16.5mhz). Acesse a guia Arquivo >> Exemplos >> Digispark_Examples >> Start. Este exemplo é semelhante ao Blink, onde o LED presente na placa fica piscando.
Com os procedimentos acima, temos a IDE configurada para programarmos a placa Digispark ATtiny85. Se não ocorreram erros durante a instalação dos drivers, você terá sua IDE pronta para programar a placa sempre que precisar.
Programando a Digispark ATtiny85 Pela IDE do Arduino
Agora que temos a IDE configurada, vamos utilizar o ATtiny85 para acender uma lâmpada utilizando o módulo relé de 1 canal. Com este projeto, vamos perceber o quanto essa plaquinha fantástica pode ser versátil.
Basicamente o que nosso programa irá fazer é ler uma porta digital, e quando o botão for pressionado, o Arduino acionará o módulo relé que por sua vez fará com que a lâmpada seja acesa.
O programa utilizado é o mesmo já apresentado no artigo “Arduino e Módulo Relé Para Acionamento de Cargas Elétricas” que escrevi anteriormente.
O programa pode ser conferido a seguir.
// TÍTULO: Programa Para Acionamento de Cargas Elétricas com Módulo Relé // AUTOR: Ângelo Meneguini #define botao 4 // pino digital do botão, push-button #define rele 5 // pino digital do relé int estado = 0; // estado no qual se encontra o relé (0 para desligado e 1 para ligado) int leitura; // armazena o valor da leitura da porta digital void setup() { pinMode(botao, INPUT); // declara o pino do botão como uma entrada pinMode(rele, OUTPUT); // declara o pino do rele como uma saída } void loop() { leitura = digitalRead(botao); // leitura da porta digital do botão (botão conectado em pull-down) if(leitura != 1){ while(digitalRead(botao) != 1){ // cria um loop infinito delay(100); } estado = !estado; // inversão da variável estado para controlar o relé digitalWrite(rele, estado); // aciona o relé de acordo com o definido na variável estado } }
Note que o programa é muito simples e pequeno. Outro ponto interessante é o fato do ATtiny85 ter um tamanho reduzido, isso nos permiti utilizar esta placa em muitos projetos. Este programa também pode ser baixado através do meu GitHub.
Com o programa pronto, vamos desenhar um esquema de conexão dos componentes.
Veja Também:
O que é Arduino ? Tudo oque você precisa saber
Curso de Arduino – Do zero ao avançado o melhor curso do Brasil.
Esquema de Conexão da Placa Digispark ATtiny85 ao Módulo Relé
O esquema de conexão foi desenhado no software Fritzing, programa gratuito para desenho de PCBs, esquemáticos e muitas outras funções. Eu recomendo e uso simplesmente por ser mais intuitivo de esboçar a ligação real dos componentes do projeto.
O esquema final pode ser visto na Figura 5 a seguir.

Note que o esquema é bem simples, e o tamanho da montagem é muito reduzido. Com o programa e o esquemático prontos, vamos citar os materiais necessários para montagem. São eles:
- Placa Digispark ATtiny85;
- Módulo Relé de 1 canal;
- Protoboard;
- Push Button;
- Resistor de 10 K ohm;
- Lâmpada de 127 V e bocal;
- Fios e jumpers.
Com todos os materiais em mãos, vamos para montagem do protótipo de controle do acendimento de lâmpadas.
Montagem e Testes do Circuito com Digispark ATtiny85
A montagem do protótipo segue o esquema apresentado, então se você já está habituado a realizar montagens, esta será simples. Porém, caso seja sua primeira montagem, recomendo paciência e muita calma, na dúvida cheque duas vezes.
Após montar seguindo o esquema da Figura 5, obtive os seguintes resultados apresentados nas imagens a seguir.


Podemos perceber das imagens acima, que a montagem ocupa pouco espaço, ou seja, ela é relativamente bastante simples.
Continuando, a seguir podemos conferir mais algumas imagens da montagem.


Além das imagens, gravei um vídeo curto apresentando o funcionamento deste protótipo.
Considerações Finais
Neste artigo foi apresentado a placa Digispark ATtiny85, como programá-la utilizando a IDE do Arduino e ainda trouxemos um exemplo de aplicação.
Na verdade, é possível criar tantos projetos legais utilizando esta pequena e poderosa “plaquinha” que seria impossível tentar apresentar todos estes neste texto. Porém, evidenciamos que, quando se deseja criar um protótipo que ocupe pouco espaço, a Digispark ATtiny85 é a placa ideal para seu projeto.
Espero que tenha gostado deste artigo, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais.
Obrigado pela leitura e até o próximo projeto!