fbpx

Automação Residencial Utilizando o Módulo Sonoff

No artigo de hoje apresentarei um exemplo de uso do módulo Sonoff. O Sonoff é um dispositivo que permite o acionamento de aparelhos elétricos por meio de WiFi. Também é comumente chamado de relé WiFi.

Com um aplicativo (eWelink) instalado no Smartphone ou Tablet e uma conexão com internet WiFi, é possível comandar os aparelhos elétricos com apenas um toque.

Antes de conectar o nosso módulo à rede elétrica, precisamos conhecer suas características elétricas para obter o melhor rendimento do aparelho. A seguir listo as informações mais importantes.

➤ Tensão de operação: 90 a 250 V AC;

➤ Corrente máxima de acionamento: 10 A;

➤ Rede wireless: 802.11 b/g/n;

➤ Potência consumida em standby: < 0,5 W;

➤ Possui antena integrada;

➤ Temperatura de operação: 0 a 40 °C;

Com as características acima, podemos utilizar o módulo com segurança em diversas aplicações que não sobrecarregue o dispositivo.

Conectando o Módulo e Instalando o Aplicativo

Como exemplo, vou montar o esquema para acionar uma lâmpada via Smartphone. A rede elétrica de minha residência é 127 V, logo, o circuito elétrico contém uma lâmpada adequada para operar nesta tensão.

O esquema de conexão é relativamente simples, mas exige cuidado e muita atenção. Recomendo que realize a conexão com a rede elétrica desligada evitando risco de acidentes. A Figura 1 a seguir apresenta um esboço da ligação elétrica do teste que realizei.

 

Figura 1 – Esquema de conexão de um bocal com o módulo Sonoff


Realize e cheque as conexões, se tudo estiver correto, ligue a alimentação do módulo Sonoff. Neste instante, o LED verde do módulo começará a piscar em intervalos de 2 segundos. Agora, devemos instalar o aplicativo eWelink no Smartphone ou Tablet.

Utilizando um leitor de QR Code você pode baixar o App através do código que vem na embalagem do módulo. Ou acessar a Play Store ou o App Store de acordo com o sistema operacional do Smartphone e instalar o App eWelink.

Com o App instalado, você deverá fazer o cadastro no sistema.

Após o cadastro realizado, acesse o App e faça login. Agora devemos parear o Sonoff e o Smartphone. Esse processo exige atenção para não cometermos erros.

Primeiramente acione o interruptor do módulo Sonoff até que o LED comece a piscar rapidamente. Neste momento, acesse o botão “mais (+)” no App eWelink para adicionar um novo dispositivo.

Clique na aba próxima e insira os dados da rede WiFi para parear.

Clique em próxima para iniciar o pareamento com o módulo.

Espere alguns minutos e após o pareamento aparecerá a opção para adicionar um nome ao dispositivo Sonoff.

Após nomeado o dispositivo, o módulo está pronto para funcionar. A imagem a seguir ilustra o módulo utilizado denominado de LAMP.

Após clicar sobre o ícone a lâmpada se acenderá e o ícone ficará azul.

Após estas etapas o relé Sonoff está pronto para uso, basta clicar no ícone do dispositivo que ele automaticamente acionará a lâmpada e mostrará no App o estado da lâmpada, ligado ou desligado.

Demostração do Relé Sonoff em Funcionamento

Para demonstrar o funcionamento do módulo relé Sonoff, gravei um vídeo apresentando o relé em funcionamento acionando uma lâmpada.

Perceba no vídeo que utilizar o módulo é relativamente simples, e as aplicações são inúmeras.

Em caso de dúvidas, na própria embalagem do módulo há um QR Code para o manual de instruções que contém todos passos de instalação que descrevi acima e informações sobre a solução de problemas de conexão e pareamento.

Algumas Ideias de Aplicação do Relé WiFi Sonoff

Pensando em modos de utilizar este pequeno e robusto módulo, separei algumas ideias que pode ser interessante em utilizar o mesmo.

➤ Acionamento programado para iluminação de jardins;

➤ Acionamento de iluminação para festas natalinas;

➤ Acionamento remoto de ventiladores de teto;

➤ Acionamento de televisores ou semelhantes;

➤ Acionamento de uma cafeteira todas as manhãs;

➤ Acionamento do sistema de irrigação de jardins.

As aplicações apresentadas acima são apenas exemplos do que pode ser realizado com o módulo, e com o App eWelink podemos criar rotinas e programar o acionamento do módulo em diferentes datas e horários. Porém, o acesso a rede WiFi é fundamental para o funcionamento de todo o sistema que seja automatizado com Sonoff.

Espero que este artigo sirva de motivação e que novas ideias possam surgir para utilizar este pequeno e poderoso módulo relé WiFi.

O módulo pode ser adquirido na Loja Silvatrônics a um excelente custo benefício.

Obrigado por acessar o blog e até o próximo artigo.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *