fbpx

Automação Residencial Utilizando o Módulo Sonoff

No artigo de hoje apresentarei um exemplo de uso do módulo Sonoff. O Sonoff é um dispositivo que permite o acionamento de aparelhos elétricos por meio de WiFi. Também é comumente chamado de relé WiFi.

Com um aplicativo (eWelink) instalado no Smartphone ou Tablet e uma conexão com internet WiFi, é possível comandar os aparelhos elétricos com apenas um toque.

Antes de conectar o nosso módulo à rede elétrica, precisamos conhecer suas características elétricas para obter o melhor rendimento do aparelho. A seguir listo as informações mais importantes.

➤ Tensão de operação: 90 a 250 V AC;

➤ Corrente máxima de acionamento: 10 A;

➤ Rede wireless: 802.11 b/g/n;

➤ Potência consumida em standby: < 0,5 W;

➤ Possui antena integrada;

➤ Temperatura de operação: 0 a 40 °C;

Com as características acima, podemos utilizar o módulo com segurança em diversas aplicações que não sobrecarregue o dispositivo.

Conectando o Módulo e Instalando o Aplicativo

Como exemplo, vou montar o esquema para acionar uma lâmpada via Smartphone. A rede elétrica de minha residência é 127 V, logo, o circuito elétrico contém uma lâmpada adequada para operar nesta tensão.

O esquema de conexão é relativamente simples, mas exige cuidado e muita atenção. Recomendo que realize a conexão com a rede elétrica desligada evitando risco de acidentes. A Figura 1 a seguir apresenta um esboço da ligação elétrica do teste que realizei.

 

Figura 1 – Esquema de conexão de um bocal com o módulo Sonoff


Realize e cheque as conexões, se tudo estiver correto, ligue a alimentação do módulo Sonoff. Neste instante, o LED verde do módulo começará a piscar em intervalos de 2 segundos. Agora, devemos instalar o aplicativo eWelink no Smartphone ou Tablet.

Utilizando um leitor de QR Code você pode baixar o App através do código que vem na embalagem do módulo. Ou acessar a Play Store ou o App Store de acordo com o sistema operacional do Smartphone e instalar o App eWelink.

Com o App instalado, você deverá fazer o cadastro no sistema.

Após o cadastro realizado, acesse o App e faça login. Agora devemos parear o Sonoff e o Smartphone. Esse processo exige atenção para não cometermos erros.

Primeiramente acione o interruptor do módulo Sonoff até que o LED comece a piscar rapidamente. Neste momento, acesse o botão “mais (+)” no App eWelink para adicionar um novo dispositivo.

Clique na aba próxima e insira os dados da rede WiFi para parear.

Clique em próxima para iniciar o pareamento com o módulo.

Espere alguns minutos e após o pareamento aparecerá a opção para adicionar um nome ao dispositivo Sonoff.

Após nomeado o dispositivo, o módulo está pronto para funcionar. A imagem a seguir ilustra o módulo utilizado denominado de LAMP.

Após clicar sobre o ícone a lâmpada se acenderá e o ícone ficará azul.

Após estas etapas o relé Sonoff está pronto para uso, basta clicar no ícone do dispositivo que ele automaticamente acionará a lâmpada e mostrará no App o estado da lâmpada, ligado ou desligado.

Demostração do Relé Sonoff em Funcionamento

Para demonstrar o funcionamento do módulo relé Sonoff, gravei um vídeo apresentando o relé em funcionamento acionando uma lâmpada.

Perceba no vídeo que utilizar o módulo é relativamente simples, e as aplicações são inúmeras.

Em caso de dúvidas, na própria embalagem do módulo há um QR Code para o manual de instruções que contém todos passos de instalação que descrevi acima e informações sobre a solução de problemas de conexão e pareamento.

Algumas Ideias de Aplicação do Relé WiFi Sonoff

Pensando em modos de utilizar este pequeno e robusto módulo, separei algumas ideias que pode ser interessante em utilizar o mesmo.

➤ Acionamento programado para iluminação de jardins;

➤ Acionamento de iluminação para festas natalinas;

➤ Acionamento remoto de ventiladores de teto;

➤ Acionamento de televisores ou semelhantes;

➤ Acionamento de uma cafeteira todas as manhãs;

➤ Acionamento do sistema de irrigação de jardins.

As aplicações apresentadas acima são apenas exemplos do que pode ser realizado com o módulo, e com o App eWelink podemos criar rotinas e programar o acionamento do módulo em diferentes datas e horários. Porém, o acesso a rede WiFi é fundamental para o funcionamento de todo o sistema que seja automatizado com Sonoff.

Espero que este artigo sirva de motivação e que novas ideias possam surgir para utilizar este pequeno e poderoso módulo relé WiFi.

O módulo pode ser adquirido na Loja Silvatrônics a um excelente custo benefício.

Obrigado por acessar o blog e até o próximo artigo.

Você também pode gostar

16 Comments

  1. Olá, vamos ver se você pode me tirar uma dúvida. Comprei recentemente uma unidade do sonoff, mas ao tentar instalar com lampadas led, a lampada fica piscando apenas e o sonoff não liga. Substitui a lampada por fluorescente e o sonoff ligou porém a lampada parece que não tem energia suficiente e fica como se estivesse em meia fase.

    Tem alguma dica que eu possa usar? Obrigado

    1. Oi Paulo obrigado por comentar em nosso post, pelo oque você está relatando existe grande possibilidade do neutro da sua instalação estar com mau contato ou desconectado da rede elétrica de uma checada nesta parte da sua instalação, as lampadas de led costumam piscar quando isso acontece. Mas isso é uma suposição minha

  2. Boa tarde, no caso desse exemplo da lampada, percebi que a mesma é ligada do soquete ao sonoff e do sonoff diretamente na rede elétrica, sem a utilização de um interruptor.
    É possível utilizar o interruptor comum e ainda assim usar a função do App via smartphone?
    Outra duvida, esse modulo de um canal, é possível utilizar com o google home?
    Parabéns pelo blog!

    1. Olá Felipe é possivel adicionar um interruptor, para isso você tera que desmonta-lo e ligar em um botão em paralelo ao que vem incorporado nele e assim levar onde achar melhor, fazendo desta forma ele fica em sincronismo com o app quando a lampada estiver acesa ou apagada. Quanto ao google home ele é compativel sim. E obrigado pelo elogio, espero ter ajudado.

      1. Quero colocar esse módulo nos meus interruptores normais de casa, como fazer para que funcione pois se eu ligar diretamente na lâmpada e na linha ao desligar o interruptor ele corta a energia do módulo.

        1. Marcio ele tem esse problema infelizmente. Oque pode ser feito é ligar em paralelo um botão pulsador no botão pequeno que existe nele. Aí você pode ligar em quantos pontos quiser. 😉

  3. Olá Bom dia, vi o seu canal, gostei das informações, espero poder compartilhar também. Enfim! Comprei um sonoff CH4, mas ainda entendi como acionar um ventilador de teto, poderia me orientar ?

    Att, Thadeu Miranda

    1. Olá Thadeu fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo. Existem varias formas que você pode ligar um ventilador de teto com o sonoff, vou dar minha opinião da manaiera que acho mais facil. Utilize o sonoff para alimentar todo o comando do ventilador, pois o ventilador tem uma função de acionar em sentido horario e antihorario e alguns tem o dimmer para controle de velocidade e você não quer perder estas funções não é mesmo? Então se a sua instalação estiver pronta use o sonoff para chavear a alimentação da fase e o neutro que alimenta o controle de velocidade e sentido de giro. Espero ter te ajudado.

  4. Bom dia.

    Espero que você possa me ajudar. Por meio do seu canal eu comprei vários sonoff para automatizar minha casa e só encontrei dificuldade no Ifan02 (Controle específico para ventilador) exatamente pelo motivo do meu ventilador ter a opção de reversão (horário / antihorário – Dois fios brancos) e o ifan02 tem duas entradas (Fase / Neutro) e três saídas (Luz-Branco / Ventilador-Vermelho / Neutro-Azul).
    Para instalação da luz do ventilador eu consegui mas não sei em qual fio utilizo a saída vermelha do ifan02 uma vez que a rotação é definida pelos dois fios brancos conforme a chave seletora.
    Se for o caso de perder a reversão, prefiro utilizá-lo somente como ventilador. É possível isolar um desses fios?

  5. Eu estou com intenção de comprar um sonoff pra usar no controle de um modem de internet. De tempos em tempos preciso reiniciar o mesmo e às vezes tenho que pedir terceiros pra fazer por mim. Minha dúvida é a seguinte: consigo dar 2 comandos para o sonoff executar em um periodo de tempo mesmo ele estando sem conexão? Exemplo: peço para parar de enviar energia para a tomada do modem e após 20 segundos peço pra ligar novamente (repare que ele ficaria sem internet nesse período de 20 segundos).

    1. É bem provável da forma que você quer fazer não seja possível pela falta de conexão, mas você pode colocar um temporizador on delay ligado pelo sonoff e o temporizador alimentando o modem talvez assim funcione.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *