fbpx

Como utilizar uma protoboard

Olá amigos neste post iremos comentar sobre este item indispensável na bancada de todo técnico eletrônico: a Protoboard.

Para que serve uma protoboard ?

A função de uma protoboard é a de facilitar a montagem de um circuito eletrônico, facilitando nas fases de desenvolvimento e projeto. Com uma protoboard é possível montar e testar de forma rápida um circuito eletrônico e termos a prova de seu funcionamento antes de partirmos para uma montagem final em uma placa de circuito impresso por exemplo. O desenvolvimento de placas de pci são um processo bem trabalhoso mesmo com a ajuda de softwares de desenvolvimento. Imagine que você projetou um circuito eletrônico com todos os componentes e placa de circuito impresso, montou tudo gastou horas soldando, corroendo a placa… e depois de tudo pronto quando você vai testar seu projeto ai você acaba descobrindo que cometeu um erro na elaboração da placa. Hum que triste né ? Bem basicamente a protoboard serve para comprovarmos o funcionamento de um circuito antes de partirmos para a produção de uma pci e outros elementos do projeto.

Agora que sabemos para que serve vamos aprender um pouco mais sobre ela e como utiliza-la.

Você irá encontrar protoboard no mercado de diversos tamanhos, ou melhor, numero de furos ou pontos que é como ela é medida, os tamanhos mais comuns que encontramos são 400 e 830. É possível se encontrar tamanhos maiores.

Esses furos servem para fazermos as conexões entre os componentes que irão se encaixar na protoboard, por baixo destes furos também existem algumas interligações internamente na protoboard que nos possibilita a montagem dos circuitos como na foto abaixo:

Interligações da protoboard

É possível perceber nas interligações as áreas interligadas na vertical em ambos os lados, essa área é dedicada a se fazer a alimentação positivo e negativo, podemos ainda trabalhar com duas tensões diferentes de cada lado, por exemplo, 5 e 3,3V é dai também que vamos puxar as alimentações para os componentes na protoboard. As linhas horizontais utilizamos para conectar os componentes, no caso de circuitos integrados e Microcontroladores  utilizamos a divisa e encaixamos no meio.

Agora faremos a ligação do circuito abaixo e vamos ver como ele fica montado na protoboard.

Diagrama do circuito de teste na protoboard

 

E agora vemos como ele ficou montado na protoboard.

Circuito montado na protoboard

Uma vez realizado a montagem de um circuito na protoboard, validamos seu funcionamento e podemos proceder com a elaboração de uma pci, pois sabemos que irá funcionar e que o projeto está livre de erros que farão com que o circuito não funcione.

Então  viram como é fácil e pratico utilizar uma protoboard  ? Espero que tenham gostado deste post e até a próxima.

Você também pode gostar

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *