fbpx

Diferença entre anodo comum e catodo comum em um led rgb.

Neste post vamos falar sobre um componente muito interessante que é o led RGB. O nome RGB se dá pela presença de três cores de led em um único encapsulamento.

As cores presentes neste componente são:

Red – Vermelho

Gren – Verde

Blue – Azul

Com este componente é possível criar efeitos bem legais com a mistura de cores. Veja este exemplo no vídeo abaixo:

Mas antes de detalhar mais a respeito vamos relembrar um pouco do funcionamento do led comum.

O led (light emiter diode) ou diodo emissor de luz em português, é um componente que ao ser polarizado diretamente o mesmo emite uma luz.

Para ser polarizado diretamente a corrente elétrica no circuito deve fluir do terminal positivo para o negativo, ou do anodo para o catodo.  Na imagem abaixo ilustro como é feito a ligação do led comum.

Na imagem você deve ter percebido a existência de um resistor, esse resistor serve para limitar a corrente do led de acordo com as especificações dele.

Como eu disse um led rgb é a junção de três cores diferentes em um único encapsulamento e portanto encontramos no mercado dois tipos de led com ligações diferentes. O anodo comum e o catodo comum.

Diferenças entre led anodo comum e catodo comum

Para se realizar as ligações de um led rgb de maneira que ele possa trabalhar com as 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul) é necessário manter um terminal ligado enquanto os outros recebem os sinais das respectivas cores.

Este terminal que se mantem conectado pode ser o positivo ou o negativo e isso é exatamente que diferencia o led rgb anodo comum e o catodo comum.

Esquemas de ligação dos leds rgb anodo comum e catodo comum

No caso da ligação do anodo comum temos o anodo como terminal comum entre os leds internos que será ligado no terminal positivo da fonte e os três terminais irão ser conectados pelos sinais negativos (os terminais catodo do led R,G e B) . Já o catodo comum a ligação é inversa o negativo fica conectado no catodo enquanto os sinais do led são positivos e são ligados nos anodos R,G e B.

O esquema acima representa ligações generalizadas, na prática os terminais que recebem as cores normalmente estão conectados a pinos de um microcontrolador ou a transistores.

E como estamos falando em led rgb acho que você também vai gostar deste artigo: Controlando um led RGB com Arduino

Você já parou para pensar que existe muitos smartphones mundo? (mais até do que pessoas)? E por ser um aparelho portátil que quebra muito, principalmente por mau uso, Isso tem gerado grandes lucros para quem sabe como fazer reparações nesses aparelhos. Então saiba mais sobre este incrível treinamento de reparação de smartphones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *