fbpx

O que é um disjuntor motor? Saiba como funciona e para que serve

o que é um Disjuntor motor como funciona e para que serve

O disjuntor é um dispositivo fundamental para proteção da instalação elétrica de residências e equipamentos elétricos diversos e neste artigo vamos falar especificamente do disjuntor motor um dispositivo dedicado a uso industrial..

Existe uma grande variedade de disjuntores, com princípios de funcionamento e características construtivas variadas, pois são muitos os fabricantes desse tipo de dispositivo.

Todavia, nesse artigo trataremos especificamente dos disjuntores motores.

Os disjuntores motores são largamente utilizados em instalações industriais, onde a utilização de motores elétricos é imprescindível. Isso se deve ao grande número de máquinas que usam motores com os mais diversos fins na indústria moderna.

Por isso o entendimento dos princípios de funcionamento e aplicação dos disjuntores motores se faz tão necessário, principalmente para profissionais que trabalham na área de manutenção e instalações elétricas.

Definição e atuação:

Como o próprio nome já demonstra, Disjunto Motor se trata de um dispositivo de proteção elétrica que, além do uso básico e habitual para ligar e desligar o equipamento, é capaz de agir de modo eficaz e automático na proteção do mesmo, em casos de sobrecarga, curto circuito e falta de fase.

O seu acionamento se dá automaticamente por meio de disparadores térmicos e magnéticos,partes essenciais no funcionamento desse tipo de disjuntor:

Disparador Térmico:

Se encarrega de proteger o circuito em ocorrências de falta de fase e sobrecarga. Funciona com base na expansão e contração de componentes bimetálicos internos que apresentam coeficientes de dilatação distintos.

Ao serem atravessados por valores excessivos de corrente estes componentes se deformam provocando a abertura do circuito.

Vale lembrar que esse disparador atua com efeito retardado na partida do motor, permitindo que ele seja ligado sem disparo.

Porém,caso o motor trave mecanicamente por um motivo qualquer, provocando uma prolongada corrente de arranque, esse disparador entra em ação evitando a queima do mesmo.

Disparador Magnético:

Proporciona proteção a instalação elétrica e ao motor contra curto-circuito ou qualquer anomalia elétrica de alta amperagem.

Este disparador atua quando a corrente do circuito atinge 13 vezes o valor de corrente de disparo ajustada no disjunto-motor.

Sua atuação é imediata, diferentemente do disparador térmico, para evitar danos irreparáveis causados pela corrente elevada.

Características diferenciadas do disjuntor motor em relação a outros tipos de disjuntores

 

Disjuntor motor e disjuntor comum

O disjunto motor apresenta características um pouco diversas do disjuntor comum, entre elas:

🔵 Possui câmera de extinção para anular os efeitos destrutivos do arco-elétrico formado durante seu acionamento em eventuais situações de sobrecarga e/outras anormalidades no circuito elétrico.

Fato que não ocorre com o disjuntor comum, pois com uma intensidade de corrente tão alta os terminais desses dispositivos não resistiriam aos efeitos deste arco.

🔵 Geralmente são trifásicos, pois motores elétricos, principalmente os industriais, trabalham com correntes de alta amperagem.

Logicamente existem motores pequenos, como bombas de poço, por exemplo, que funcionam em circuitos bifásicos e até monofásicos, onde eletricistas amadores usam disjuntores comuns, muitas vezes mal dimensionados.

🔵 Podem ser usados em uma ampla faixa de tensão (230 V, 380 V, 415 V, 440 V, 500 V etc…), devido à grande variedade de aplicações dos motores no comércio e indústria,estes apresentam tamanho e potências das mais diversas possíveis.O disjuntor comum está limitado a valores de tensão e correntes mais baixos.

🔵 Podem dar partida no motor com tensão plena, suportam uma intensidade de corrente de partida acima de 8x da corrente nominal de um motor. Um disjuntor comum numa situação similar dispararia desligando o motor no momento da partida, já os disjuntores motores são construídos de forma a suportar essa momentânea sobrecarga.

🔵Oferece proteção contra queda ou desequilíbrio de fase.

As três fases de um motor trifásico precisam estar balanceadas, por assim dizer, para que possam permitir um funcionamento mais eficiente e uma maior vida útil do mesmo, qualquer desajuste nesses valores será prejudicial para o seu funcionamento. O disjuntor motor interrompe imediatamente o circuito ao detectar essas diferenças.

🔵Conta com mecanismo manual facilitador para desconectar o motor rapidamente em casos de manutenção ou troca.

🔵 Alguns fabricantes produzem disjuntores motores em uma vasta gama de classes e tipos, e alguns modelos possibilitam ajustes que permitem usá-los na proteção de motores de diferentes potências, apenas ajustando o valor da corrente dentro de uma faixa pré-determinada pelo fabricante.

🔵 Dispõe de proteção térmica de longo retardo,evitando a queima do motor ao ser ligado imediatamente após uma sobrecarga e permitindo ao mesmo o tempo necessário para esfriar, pois um motor sobreaquecido pode ser danificado seriamente ao ser ligado logo em seguida.

🔵 A manopla, chave ou botão de acionamento manual do disjunto motor não mantém contato direto com as partes internas energizadas do dispositivo, eliminando por completo os riscos de choque elétrico no seu acionamento.

Na imagem abaixo você pode ver externamente o disjuntor motor e seus principais recursos usuais. Usamos como exemplo este disjuntor da siemens, porem em todos os disjuntores motores disponíveis no mercado termos a mesma configuração.

O bloco de contato auxiliar serve para indicar ao comando que o disjuntor esta desarmado.

Principais elementos de um disjuntor motor
Principais elementos de um disjuntor motor

Dimensionamento e instalação:

Instalar motores elétricos e seus dispositivos de proteção não é tarefa para amadores, o ideal é que este serviço sempre seja realizado por um profissional habilitado, especialista no ramo, com formação e experiência comprovadas.

Agindo assim se evitará perdas e prejuízos decorrentes de instalações elétricas malfeitas, além evitar acidentes graves, pois com energia não se brinca.

Antes de dimensionar o disjuntor motor adequado para qualquer equipamento é preciso dispor dos valores de tensão e corrente nominal especificados na placa do motor.

Placa do motor mostrando as tensões e suas respectivas correntes
Placa do motor mostrando as tensões e suas respectivas correntes

De posse desses dados, basta cruzá-los com os da tabela e catálogos disponíveis no site de qualquer fabricante de disjuntores confiável e/ou se dirigir a uma loja de matérias elétricos e consultar diretamente um vendedor experiente.

Tenha em mente que os cabos para o circuito do motor devem ser dimensionados de forma precisa, obedecendo as especificações técnicas exigidas.

É muito importante seguir as instruções do fabricante constantes no manual, já que geralmente elas atendem as normas NR10 e NR12 da ABNT.

Alguns fabricantes de disjuntores motores oferecem estes dispositivos com controle termomagnético ajustável, permitindo ao instalador realizar uma regulação precisa da corrente, conforme os dados constantes na placa do motor.

Essa regulagem deve ser feita levando em consideração a corrente de partida, isso evita disparos do disjuntor no momento do arranque do motor, onde há picos de correntes mais elevados.

Muitas vezes os disjuntores motores dispensam o uso adicional de outros tipos de proteção, como os fusíveis NH e relé térmico, por exemplo, o que possibilita uma instalação mais rápida, descomplicada e barata.

Todavia, alguns tipos de disjuntores motores, em se tratando de proteção contra sobrecarga e perda de fase,precisam de relé térmico em série para uma proteção mais acurada.

A instalação desse conjunto de um mesmo fabricante se torna mais fácil pois ambos dispositivos já veem preparados para uma conexão simples, sem a necessidade de usar conectores adicionais e fios.

Em outros artigos já publicados aqui no blog já abordei assuntos como partida estrela triângulo e partida direta de motores onde abordo o uso de disjuntor motor como dispositivos de proteção mais eficientes.

Principais vantagens do uso de disjuntor motor

Motores elétricos

Apesar de ser mais caro, o que é justificável, o disjunto motor apresenta vantagens importantes em comparação ao disjunto comum.

Vantagens estas que não podem passar desapercebidas diante de qualquer profissional técnico que procura fazer o seu trabalho tendo como prioridade a segurança e eficiência no funcionamento do seu equipamento.

Abaixo listamos algumas vantagens do uso:

✅ Estrutura mais compacta que o disjuntor convencional (mais facilidade no manuseio, instalação e manutenção).
✅ Proteção mais eficiente e rápida (menor risco de queimar motores).
✅ Não exige proteções adicionais (menor gasto com dispositivos auxiliares).
✅ Maior durabilidade (menor custo com substituições)
✅ Funcionamento mais estável (elimina perdas com paradas constantes)
✅ Maior segurança (previne possíveis acidentes)
✅ Maior flexibilidade (ajustável para diferentes motores)

Aplicações e usos de disjuntor motor

O motor elétrico é essencial para o funcionamento de equipamentos e aparelhos que propiciam conforto, comodidade, progresso e qualidade de vida para o ser humano.

Sendo assim,mostramos abaixo alguns exemplos de equipamentos, em instalações comerciais e industriais, cujo o emprego de disjuntores motores são vitais para a proteção dos motores e circuitos elétricos que os colocam em funcionamento:

✅ Condicionadores de ar de teto, bombas de calor e torres de resfriamento
✅ Sistema de bombeamento de água para irrigação, abastecimento e outros fins.
✅ Elevadores para pessoas e cargas, e correias transportadoras.
✅ Ventiladores e exautores industriais, e unidades de tratamento do ar.
✅ Equipamentos usados em fábricas, minas e construção civil.

Maneira correta de ligar um disjuntor motor a um motor monofásico

Para complementar trouxe a você este esquema de ligação de um motor monofásico utilizando um disjuntor motor.

Muitas pessoas ficam em duvida de como é a forma correta de ligar este dispositivo destinado a motores trifásicos em motores monofásicos.

Perceba que a corrente circula igualmente pelos três polos do disjuntor.

Símbolo

Nos projetos elétricos os disjuntores motores geralmente são representados pelo símbolo abaixo:

Simbolo do disjuntor motor
simbologia do disjuntor motor em comandos elétricos

Conclusão

A segurança de uma instalação elétrica é fator chave para se evitar a perda de equipamentos caros e acidentes fatais.

Utilizar a proteção adequada para os motores elétricos, tão necessários para a vida cotidiana, é bem mais que uma obrigação para qualquer profissional que trabalhe com eletricidade, e o disjuntor motor foi desenvolvido para ajudar com essa tarefa.

E ai gostou do nosso artigo? Se você gostou compartilhe com quem você acha que será útil.

E se você gosta deste tipo de conteúdo e quer se aprofundar mais em comandos elétricos vou apresentar a você o treinamento completo em comandos elétricos do professor Ricardo Serpa.

Veja mais detalhes clicando no botão abaixo:

 

 

Vou ficando por aqui! Até a próxima Amigos…

Você também pode gostar

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *