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Entenda como divulgar serviços elétricos na internet

A tecnologia proporciona a cada dia mudanças no marketing de produtos, assim como de profissionais autônomos, como aqueles que trabalham no setor de serviços elétricos.

Para atrair mais clientes, o profissional que trabalha como eletricista precisa se apresentar para o público consumidor. 

Nesse caso, os serviços podem ser oferecidos para os mais diversos clientes, como:

  • Construção civil;
  • Consultorias e projetos;
  • Manutenção de veículos;
  • Parques industriais;
  • Vistorias prediais.

Assim como outros profissionais que trabalham como autônomos, os eletricistas focam na parte operacional do estabelecimento comercial ou na disposição dos serviços em si, esquecendo que é preciso ser visto para ser lembrado.

Dessa forma, é preciso investir em um marketing dos serviços que podem ser disponibilizados para os mais diversos públicos. 

Visto que o campo de atuação é abrangente, e por isso mesmo, precisa ter um direcionamento correto. Um profissional por si só é uma marca ambulante. 

Trabalhar essa marca e apresentar um diferencial para o público-alvo é necessário, seja quais forem as ferramentas de marketing de serviços que estão ao alcance.

O carisma é um ponto que deve ser trabalhado a todo momento, se mostrando disponível sempre que for preciso. 

Isso facilita que familiares, amigos, vizinhos e conhecidos possam indicar os serviços para terceiros.

A indicação nada mais é do que uma divulgação boca a boca, mas que pode ser reforçada com elementos de comunicação que estão à disposição ao acessar a internet em um computador, um tablet ou um celular.

Ferramentas digitais atraem mais clientes

Aqui chegamos à evolução da tecnologia e ao qual grande parte da sociedade está inserida. 

As mídias digitais são os melhores meios de comunicação para se investir desde o princípio, e tudo isso com um custo muito baixo.

Há plataformas segmentadas que podem ser direcionadas a profissionais que trabalham no setor de serviços elétricos. 

Um planejamento adequado de comunicação digital pode apontar os custos necessários para investir em ferramentas digitais que proporcionam um retorno eficiente, entre os quais pode-se destacar:

  • Blog informativo;
  • Envio de e-mails;
  • Redes sociais;
  • Site profissional.

O alcance das ferramentas digitais é abrangente, e por isso, é preciso determinar um limite, no caso da oferta dos serviços de elétrica. 

Basta dizer que o compartilhamento de um texto técnico em um blog pode chegar a um público-alvo específico, facilitando a comunicação com pessoas interessadas em contratar. 

Porém, esses clientes podem estar longe demais, por isso, as métricas empregadas em textos e postagens podem estabelecer os limites de alcance, facilitando o acesso a potenciais consumidores dos serviços que estão sendo oferecidos.

Por isso, ajuda profissional é bem-vinda.

Presença no mundo virtual é fundamental

Essa abrangência não impede em investir um site corporativo apresentando os diferenciais como profissional autônomo, como especialidades técnicas e conhecimento aprofundado em reparos ou desenvolvimento de projetos específicos.

Dependendo do conhecimento apresentado dentro de um site profissional, uma fabricante de produtos de limpeza ecológicos pode se interessar em contratar os serviços por um tempo específico, com todas as despesas pagas.

Sendo assim, é possível atender os mais variados clientes em todo o território nacional, e se tornar um processo de apontamento das especialidades que podem ser compartilhadas por diferentes empresas.

Vale destacar que os serviços elétricos podem atender as mais variadas indústrias, e elas estão espalhadas não só nos mais diferentes centros industriais locais, mas se estende a outros estados e até mesmo países.

Profissionais disputam mercado competitivo

O crescimento profissional é um passo inevitável, dado os cursos e treinamentos que fazem parte daqueles que querem sempre melhorar e conhecer novas tecnologias ligadas a sistemas elétricos e eletrônicos. 

As máquinas e equipamentos estão em constante evolução, em conjunto com a tecnologia. 

Tanto é verdade que atualmente uma empresa de automação pneumática industrial precisa fazer a montagem conforme o avanço dos processos produtivos.

Nesses ambientes, os trabalhos de um eletricista são essenciais, pois o projeto elétrico precisa estar de acordo com as normas regulamentadoras exigidas por entidades de classe e agências fiscalizadoras.

A presença de informações profissionais na internet ajudam na busca que muitas empresas de recrutamento utilizam para indicar às empresas. 

Os projetos elétricos devem ser desenvolvidos conforme a capacitação técnica apresentada nos quadros de distribuição de energia. 

Por exemplo, a instalação de uma prensa enfardadeira cobrado pelo eletricista pode ser de acordo com o tamanho do projeto implementado. 

Esse equipamento pode ser encontrado em fábricas que trabalham como produtos recicláveis, com cooperativas e empresas sustentáveis.

Consequentemente, o profissional que trabalha com serviços elétricos pode exercer continuamente o marketing pessoal e profissional, se destacando perante outros técnicos. 

A imagem pode ser moldada conforme o atendimento se estende por diversos clientes, e nesse ponto o marketing pessoal também deve ser elaborado de maneira primorosa. 

Tudo isso demonstra maior credibilidade perante os clientes e os canais de comunicação devem estar sempre abertos para receber novas propostas, assim como críticas e sugestões que devem ser trabalhadas da melhor forma possível.

Investimento em identidade visual permite destaque

Lembrando que o profissional é também uma marca dos serviços prestados na área elétrica, é preciso se manter presente também na forma física. 

Estabelecer regras para a distribuição de brindes personalizados São Paulo ou qualquer que seja a localidade onde o serviço está sendo prestado, pode ser uma forma de manter um canal de contato com os clientes.

O desenvolvimento de um planejamento estratégico para estreitar o relacionamento com potenciais clientes ou mesmo aqueles já fidelizados, permite que a imagem profissional transmita a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, é possível capitalizar novos colaboradores, expandindo essa marca em forma de empresa forma, com estratégias que estão relacionadas a prestadoras de serviço, mantendo o foco nos serviços elétricos.

Pode ser um adesivo aplicado sobre a máquina reparada após a finalização dos trabalhos no motor. 

Esse elemento pode compor uma marca, um telefone para contato e o endereço do site para conhecer mais sobre as tarefas que podem ser realizadas.

Planejamento permite atendimento homogêneo

O setor industrial e comercial são abrangentes, podendo tomar boa parte do tempo dos profissionais que trabalham na área de serviços elétricos. 

Ainda assim, com um planejamento de negócios eficiente, é possível expandir para outra área, como a construção civil.

A campanha de marketing é essencial para demonstrar o quanto se dedica um profissional às tarefas que se propõe fazer. 

Isso serve como um modelo de negócios que só faz agregar valor à marca, ou seja, ao profissional que se destaca, desde que os clientes estejam satisfeitos com os serviços de elétrica e todos os processos que envolvem a contratação de um eletricista.

No caso da prestação de serviços para construtoras e incorporadoras imobiliárias, é possível se especializar em uma área específica, como atender em forma de assistência técnica aquecedor a gas komeco para casas e apartamentos.

Esse é um diferencial que pode ser destacado nas redes sociais e no site profissional do eletricista, sendo lembrado continuamente com disparos de newsletters ao público-alvo interessados, ou seja, construtoras, incorporadoras e as próprias imobiliárias.

As parcerias empresariais também passam por tratativas que podem reforçar o caixa dos prestadores de serviço autônomos, além dos eletricistas. 

Os serralheiros, por exemplo, podem ser contratados para fazer a instalação de portões e outras esquadrias em um empreendimento imobiliário. 

Ao mesmo tempo, o eletricista pode comprar porta de ferro para garagem e instalar o motor elétrico, como parte da estratégia de atendimento ao cliente.

Como os serviços são distintos, é possível que essa parceria renda frutos para além de uma única instalação, reforçando a marca profissional de ambas as partes.

Relacionamentos devem ser incentivados

É importante entender que todo relacionamento pessoal ou profissional importa quando se trata de marketing de serviços. 

É preciso utilizar todo esse conhecimento para que a empresa seja reconhecida dentro da comunidade em que está inserida, assim como o profissional.

Uma dica é nunca esquecer de manter as redes sociais em constante movimentação. 

A apresentação de serviços realizados e finalizados demonstra continuidade e atinge o público-alvo por meio do marketing digital.

Outra dica é manter uma presença constante em eventos sazonais relacionados ao nicho ao qual está inserido.

Assim como a participação em cursos e treinamentos melhora as relações e ainda aumenta o conhecimento dentro da área de serviços elétricos.

De todas as formas, é preciso que o profissional que trabalha de maneira autônoma faça adaptações e desenvolva um planejamento estratégico de marketing para que possa colocar todo o plano de crescimento em andamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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