fbpx

LD micro – linguagem ladder para Microcontroladores pic e avr

O ld micro é um compilador para Microcontroladores pic e avr. Com ele é possível escrever códigos em linguagem de programação ladder muito utilizado em ambientes industriais no controle de maquinas e processos industriais.

Quais as vantagens de se programar em ladder? A principal vantagem é o fácil entendimento do programa em si principalmente por profissionais da indústria sendo que o programa é muito parecido com os diagramas de ligação muito presentes em maquinas industriais herdado do comando elétrico.

O desenvolvimento dos programas também é um diferencial, pois a linguagem ladder é uma linguagem de alto nível se aproximando muito de situações reais como já citado os diagramas elétricos.

Uma curiosidade sobre a evolução do clp foi que quando não se existia clp é uma mudança na logica de funcionamento de um equipamento se fazia necessária o técnico era obrigado a remover as fiações e fazer novas ligações de acordo com a necessidade da mudança do equipamento, oque demandava muito tempo para se fazer e sem contar com os bugs que vinham junto que para serem resolvido demandavam mais tempo ainda… ou seja um trabalhão.

O clps vieram para resolver este problema uma vez que mudanças precisavam ser feitas na logica o profissional agora teria que modificar internamente a programação em ladder.

Mas oque significa ladder ? Ladder significa escada, se olharmos para um programa em ladder vamos perceber esta semelhança como na figura abaixo:

Figura 1

O ld micro

O compilador ld micro foi desenvolvido pelo americano Jonathan Westhues é um programa gratuito e é um programa portátil (não necessita instalação é clicar e sair programando). Nele é possível simular o programa antes de partir para a gravação do microcontrolador.

Assim como os outros compiladores ele também gera o arquivo hex que posteriormente é usado para gravação utilizando gravadores de pic como este aqui por exemplo. Ele aceita também a gravação de microcontroladores da avr.

Abaixo segue uma lista dos microcontroladores que ele trabalha uma pena que são poucos.
Os seguintes microcontroladores foram testados e são suportados:

• PIC16F877
• PIC16F876
• PIC16F628
• ATmega64
• ATmega128

Os microcontroladores abaixo são suportados, mas não foram testados; eles devem funcionar, mas não há garantia (palavras do desenvolvedor do compilador).

• PIC16F88
• PIC16F819
• ATmega162
• ATmega32
• ATmega16
• ATmega8

Abaixo segue o link para download:
http://www.cq.cx/dl/ldmicro.exe

Bem esta foi uma breve introdução desta ferramenta de programação em breve estarei postando alguns projetos bem legais para demonstrar seu funcionamento e aplicações. Espero que tenham gostado e até a próxima amigos.

Não deixe assistir nosso mini curso de eletrônica gratuito.

 

Você também pode gostar

8 Comments

    1. Olá Luciano funciona muito bem já realizei vários projetos com com este compilador, só não recomendo o uso em maquinas industriais que necessitem de niveis elevados de segurança.

  1. boa noite
    Sou Silvano, sei programa em leddar mais não sei muito de linguagem c, a vida ineteira programei em clp com linguagem leddar e gostaria muito de programar o arduino em ladder. Se alguem pode mim ajudar ficarei muito grato.

    1. ola Silvano é possivel sim é necessario uma versão diferente do ld micro que compila para at mega 328ppu, posso até fazer um outro post no futuro falanado sobre isso.

  2. Boa noite, eu quero usar um módulo HC 06 junto com um aplicativo feito no app inventor usando o pic 16f876a , pode me informar se funciona ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *