fbpx

8 Benefícios da Robótica Educacional para crianças e adolescentes

A robótica é um dos principais símbolos dos tempos em que estamos vivendo. Isso porque ela está em todos os lugares. Veja neste artigo os benefícios da robótica educacional.

Seja em diversos segmentos da indústria, nas salas de cirurgia ou até dentro de casa, esse ramo tecnológico vem transformando nossas vidas e hábitos. 

Dessa relevância na sociedade moderna veio a necessidade de criar uma nova vertente dela: a Robótica Educacional.

Essa disciplina ajuda a introduzir a robótica desde cedo na vida das crianças além de gerar frutos para o futuro. 

Continue lendo porque nós iremos citar alguns de seus benefícios.

Benefícios da robótica educacional para crianças e adolescentes 

Além de um ramo tecnológico a robótica educacional também é um ramo do conhecimento. Por isso, ela contribui para o aprendizado e desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

A seguir, confira alguns de seus benefícios: 

1 Estímulo do raciocínio lógico 

Um robô é uma máquina programada para reagir a determinados estímulos. Para cumprir as ações das quais ele foi feito é necessário que ele reaja a determinado comando. 

Por isso, é fundamental que o robô seja construído com base em uma lógica. 

Sendo assim, podemos afirmar que os estudantes desenvolvem o raciocínio lógico conforme aprendem a programar e construir robôs.

Ao longo do projeto eles aprendem  a enxergar a visão completa do processo de criação, estabelecendo objetivos e criando soluções para que esses objetivos sejam cumpridos. 

Na prática, o estímulo do raciocínio lógico faz com que crianças e adolescentes criem conexões mais complexas com o cérebro. 

A partir daí fica cada vez mais fácil encontrar alternativas para problemas na robótica e na vida. 

Veja também! Oque é Arduino? Guia definitivo!

2.Mentes criativas

Junto com o raciocínio lógico outra habilidade cognitiva que é estimulada é a criatividade. 

A criação de novas tecnologias e soluções para o dia a dia por si só já demanda criatividade. Um exemplo muito claro disso na internet é a compra de seguidores, que por sua vez fomenta pesquisas por “comprar seguidores teste”.

Mas não é disso que estamos falando, não é mesmo? 

No caso da robótica a criatividade é explorada quando crianças e adolescentes são induzidos a criar novas soluções para certos problemas e demandas da sociedade por meio das máquinas.

Além disso, eles ficam livres para construir um robô do zero, de acordo com a necessidade a ser suprida ou até a estética que escolherem. 

3 . Desenvolvimento de diversas habilidades

Além das habilidades descritas acima a robótica educacional promove um profundo amadurecimento cognitivo. 

É por isso que essa área da tecnologia é importante para o desenvolvimento de  habilidades que serão colocadas em prática em diversos campos da vida dos estudantes. 

Dentre as habilidades estão:

  • Concentração;
  • Atenção;
  • Persistência;
  • Habilidades interpessoais;
  • Entre outras.

Dito isso, podemos dizer que o ensino da robótica para as gerações mais novas deve ser discutido entre a sociedade tanto quanto a importância da atividade física na infância

Afinal, esse campo da ciência exercita a mente. 

4 . Aprimoramento da escrita

O desenvolvimento de um robô não se resume a construção e programação. Antes da prática tem o planejamento. 

Esse estágio exige que os estudantes organizem suas ideias para que, então, elas sejam colocadas em prática. Para fazer isso eles precisam registrar de forma clara e objetiva as estratégias, as etapas e do que vão precisar para construir o robô.

O processo de construção de texto é muito semelhante, pois necessitada de fluidez e lógica tanto quanto os códigos de programação. 

5. Trabalho em equipe 

Normalmente os projetos costumam ser desenvolvidos em grupo, ou seja,  exigem trabalho em equipe. 

Por isso, ao longo do projeto os estudantes precisam aprender a cooperar entre si e a dividir tarefas, o que ajuda no desenvolvimento de habilidades interpessoais. 

Se a intenção é construir um robô que auxilia na  coleta de lixo eletrônico, por exemplo, os integrantes da equipe envolvidos no projeto devem encontrar soluções juntos bem como trabalhar de forma integrada. 

6. Senso de organização 

Como em projetos de todas as áreas, o desenvolvimento  de um robô requer organização. Caso contrário a própria equipe se torna um obstáculo para o sucesso do projeto. 

Sendo assim, os estudantes aprendem a coordenar as etapas de planejamento, estruturação e execução do projeto de modo que elas decorram de forma fluida e dentro dos prazos. 

Além disso,  a organização da mesa de trabalho é essencial para evitar erros e confusões. 

7. Interdisciplinaridade

Um dos grandes benefícios educacionais da robótica nas escolas é a sua interdisciplinaridade. Isso porque para ser desenvolvida ela conta com conhecimentos de diversas outras disciplinas. Entre elas:

  • Física;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • Mecânica;
  • Eletrônica;
  • Engenharia;
  • Entre outras.

Essa é uma boa forma de incentivar crianças e adolescentes a gostar de outras matérias escolares além de descobrir novas aptidões.

8. Diferencial para o futuro 

Sabe aqueles filmes e desenhos que mostram casas e até cidades automatizadas? Pois é, esse cenário não está tão distante quanto pensamos. 

Em um futuro próximo postos de trabalho e atividades domésticas serão comandados por inteligência artificial.

Imagine caminhar pela rua e dar de cara com um robô fazendo até as funções mais simples. Um robô que transmite informações em frente a estabelecimentos substituindo placas, como um  totem farmácia ou atendentes, por exemplo.

Portanto, saber desenvolver robôs e programas eletrônicos será um diferencial capaz de assegurar empregos. 

Além disso, estudantes que aprenderam sobre robótica terão mais facilidade em se adaptar às mudanças do futuro.

Robôs as escolas

Infelizmente a robótica educacional ainda não é um disciplina regular na maioria das instituições. 

No entanto, o futuro se mostra promissor. Cada vez mais projetos sociais oferecem cursos gratuitos que viabilizam o aprendizado de crianças e adolescentes além de tornar a robótica uma atividade mais acessível e barata. 

Além disso, apesar de não ser uma disciplina o uso de robôs na sociedade é um assunto recorrente em salas de aula.  

Isso mostra que a robótica educacional é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, ou seja, do nosso futuro. 

Conteúdo produzido por Business Connection 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *