fbpx

Tutorial Como configurar o termostato digital W1209

Hoje vamos falar um pouco sobre como programar este pequenino termostato digital w1209, capaz de controlar temperaturas até 110° de uma maneira bem eficiente com um excelente custo.

Aplicações

Uma aplicação clássica deste termostato é em chocadeiras, mas também é possível de ser usado onde a temperatura varie entre -50° a 110°. Como ele tem as funções de aquecer e esfriar (heat e coll) é possível utilizar em sistemas de refrigeração também.

Vou citar abaixo as aplicações que vejo como as principais:

Chocadeiras.

Fornos elétricos.

Estufas.

Bebedouros.

Geladeiras.

Sistemas de refrigeração em geral.

É possível utilizar ele somente como termômetro (só indica o valor da temperatura). Poderia também citar o uso na culinária para conhecer a temperatura dos alimentos (desde que o cabo não fique em contato com o alimento).

Onde encontrar

É possível encontrar o controlador com muita facilidade em sites da internet, como disse o custo dele é bem acessível variando entre R$ 10,00 a R$ 40,00 dependendo do site.

Características

O termostato (assim chamado) porem ele apresenta características de um controlador de temperatura, que seria uma versão muito mais sofisticada.

O sistema de controle apresentado nele é ON/OFF (liga/desliga) que é feito através de um relé que tem a capacidade de conduzir até 10A AC ou DC de corrente. A alimentação da eletrônica é feito utilizando uma fonte de 12V comum.

O sensor de temperatura que acompanha ele é um tipo NTC 10K com 5% de tolerância e aprova d’água.

No display é possível visualizar a temperatura medida e os parâmetros de configuração que serão descritos mais abaixo. Toda a configuração é feita através das teclas set + e -.

Abaixo temos uma imagem ilustrando os elementos na placa. 

Visão geral da placa do termostato digital w1209.
Visão geral da placa do termostato digital w1209

Abaixo um resumo das especificações do termostato.

Tensão de operação: 12V

Faixa de temperatura: -50 ~ +110°C

Corrente do relé: 10A

Sensor de temperatua: NTC (10K 0.5%) a prova d’água

Modo controle de temperatura: On/Off

Precisão de medição: 0,1°C

Resolução: 0,1°C

Taxa de atualização: 0,5seg

Dimensões: 48 x 40 14mm

Ligações elétricas

As ligações elétricas deste termostato são muito simples, como eu disse a alimentação do aparelho pode ser feito com uma fonte 12V comum.

A parte de interligação do termostato com a carga é simples porem deve-se tomar muito cuidado pois na maioria das vezes as tensões que acionam as resistências, contatores, sirenes… são de tensão de 127v ou 220v o que pode vir a te causar algum acidente se você não estiver completamente ciente de como trabalhar com tensões deste nível.

Abaixo uma representação da ligação do termostato com uma lâmpada como carga. Essa aplicação é muito útil em chocadeiras ou pequenas estufas.

Representação da ligação elétrica do termostato w1209, alimentação e ligação de um lampada como carga.
Esquema de ligação do termostato w1209

Caso a carga que você for ligar consumir uma corrente acima de 10A que é a capacidade máxima que o relé consegue operar com certeza você ira precisar de uma interface com um relé de estado solido ou um contator, caso você não faça isso o risco de danificar o relé do termostato é grande.

Configurações:

As configurações são simples e mostrarei a seguir a tabela com os parâmetros de configuração do termostato:

Tabela onde mostra os paramentros de configuração do termostato digital w1209.
Tabela com os parâmetros de configuração do termostato digital.

Para que você entenda melhor sobre este termostato vou deixar este vídeo onde explico tudo desde o começo onde faço as ligações elétricas e a parametrização completa do termostato.

Conclusão:

Essa é uma excelente opção de controle de temperatura para aplicações básicas principalmente residenciais e hoby, seu custo é relativamente baixo e as funções que ele apresenta são bem completas quase ao nível de controladores de temperatura industriais.

Alguns cuidados com segurança na instalação devem ser tomados, se você não tem experiência com isso contrate um profissional de eletricidade e apresente este tutorial a ele se achar conveniente.

Bem por hoje só pessoal espero que tenham gostado do tutorial, se você tem alguma duvida ou algo a acrescentar deixe nos comentários.

Veja também este tutorial onde ensinamos a fazer um termometro com arduino e LM35

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *