fbpx

Utilizando o Sensor Touch Capacitivo

Neste artigo apresentarei o sensor de toque capacitivo TTP223, o sensor pode ser utilizado em diversos projetos. Será apresentado o básico do sensor e os modos de utilização que o mesmo possui, além de é claro um exemplo utilizando o Arduino para conhecermos melhor esse dispositivo fantástico.

Sensor de Toque Capacitivo TTP223

Este sensor touch possui algumas características elétricas bem interessantes e alguns modos de operação um tanto quanto versáteis, diante das diferentes aplicações que ele pode ser empregado. Recomendo de ante-mão que consulte o datasheet do sensor TTP233 para obter mais informações.

As informações fundamentais que devemos obter do datasheet são:

  1. Tensão de operação: 2,5 a 5,5 V;
  2. Dimensões: 15 mm X 11 mm;
  3. Temperatura de operação: -20 °C a 70 °C;
  4. Possui LED SMD integrado para visualização.

Além dessas três informações, devemos nos ater também dos modos de operação que estão descritos no datasheet. Para melhor apresentá-los, coloquei-os na Figura 1.

Figura 1 – Tabela com os modos de operação do sensor de toque capacitivo TTP233.

Para configurar algum dos modos de operação apresentados na Figura 1, devemos observar que na placa de circuito impresso do sensor, temos dois terminais em aberto, marcados por A e B, conforme apresentado na Figura 2.

Figura 2 – Terminais para alterar o modo de operação do sensor touch.

Por padrão o sensor vem no modo de operação 1, para alterar para qualquer um dos outros modos de operação, basta soldar o terminal conforme o modo de operação desejado.

Além de sabermos configurar os modos de operação, devemos saber como conectar o sensor, seja à um Arduino ou a qualquer outro sistema. Para isto, a figura 3 apresenta os terminais de conexão e sua descrição.

Figura 3 – Terminais de conexão do sensor touch.

As principais informações do sensor de toque capacitivo foram listadas acima, para mair informações é sempre recomendado consultar o datasheet. Assim, podemos prosseguir e listar os componentes para nossa montagem.

Veja também:

O que é Arduino ? Tudo o que você precisa saber

Curso de Arduino – Do zero ao avançado

Materiais Necessários Para o Teste do Sensor Touch

Agora que conhecemos basicamente o sensor de toque capacitivo TTP233, vamos listar alguns componentes para que possamos elaborar um programa no Arduino e testar este componente. Os materiais necessários são:

  1. Placa Arduino UNO;
  2. Sensor de Toque Capacitivo TTP233;
  3. 1 LED Verde de 5 mm;
  4. 1 Resistor de 330 Ohms de 1/8 W;
  5. Protoboard;
  6. Fios e jumpers para conexão.

Com todos os materiais necessários listados acima, podemos desenhar um diagrama esquemático para utilizarmos o sensor de toque capacitivo.

Diagrama Esquemático de Conexão do Sensor ao Arduino

Como sempre, indico o software Fritzing para elaborar os esquemas de conexão utilizando Arduino, por ser mais simples e muito intuitivo de se utilizar. O esquema feito no software pode ser visto na Figura 4.

Figura 4 – Esquema de montagem do Arduino e sensor touch.

A montagem é relativamente simples conforme pode ser observado pela Figura 4. Porém, sempre recomendo que tenha muita atenção na montagem para não conectar os terminais invertidos ou com polaridade trocada, podendo danificar seu sensor.

Com o diagrama da montagem pronto, vamos elaborar um programa para testar nosso sensor de toque capacitivo.

Programa Para Teste do Sensor Touch

Utilizando a própria IDE do Arduino, elaborei um simples programa que tem por objetivo acender o LED sempre que tocarmos no sensor.

A lógica é bastante simples, caso o toque seja detectado pelo sensor, este envia nível lógico alto para o Arduino que interpreta essa informação como a condição necessária para que o LED possa ser acesso. Caso contrário ele permanecerá apagado.

O programa pode ser conferido a seguir.

O programa também pode ser baixado diretamente do meu GitHub, onde você entrará outros programas para Arduino.

Agora que temos um programa, o esquema de conexão e os materiais,basta realizarmos a montagem e conferirmos o resultado prático obtido da nossa montagem.

Funcionamento Prático do Sensor Touch com Arduino

Após compilar o programa para a placa Arduino e montarmos o circuito como mostra o esquema, basta ligarmos nosso Arduino na porta USB ou em uma fonte externa adequada à placa para conferirmos o funcionamento.

Nas Figuras 5, 6 e 7 a seguir podemos conferir minha montagem em bancada.

Figura 5 – Montagem em bancada.
Figura 6 – Montagem em bancada.
Figura 7 – Montagem em bancada.

Podemos perceber que a montagem é bastante simples, além disso gravei um pequeno vídeo do funcionamento do sensor.

Podemos conferir do vídeo acima que o sensor é muito sensível, bastou aproximar o dedo para que o sensor detectasse e enviasse a informação para o Arduino acender o LED. Note também que o LED presente na placa de circuito impresso se acende quando o sensor detecta o toque.

Considerações Finais

Neste artigo foi apresentado o sensor de toque capacitivo TTP223, sensor muito simples e fácil de ser utilizado, exigindo apenas atenção às suas características elétricas para seu uso. As aplicações para este pequeno sensor são inúmeras, por exemplo: acender lâmpadas com toque; fechar/abrir portas; ligar qualquer outro aparelho; substituir os push-button convencionais.

Espero que tenha gostado deste artigo, em breve teremos mais projetos utilizando este sensor que poderá ser incorporado à diferentes ideias.

Obrigado pela leitura e até o próximo artigo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Fitness
Presentes Criativos
Canecas Personalizadas
Canetas Fofas
Presentes CriativosBlog FitnessCriação de sites